economia

Prazo para médias empresas migrarem para eSocial é prorrogado

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

O Sistema informatizado de prestação de informações de empresas e trabalhadores, o eSocial será obrigatório a partir de setembro deste ano, para os médios empregadores. 

O prazo foi alterado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Cerca de 1,24 milhão de médias empresas, que faturam até R$ 78 milhões por ano, deverão inserir os dados de saúde e de segurança de 21 milhões de trabalhadores na ferramenta até o dia 8 de setembro de 2020. 

Atuação dos Bombeiros Voluntários passará por regulamentação no Estado

Essa é a última etapa que falta para as médias empresas concluírem a migração para o eSocial, que reduz a burocracia e elimina a manutenção de arquivos em papel.

O empregador que não cumprir os prazos estipulados para a adesão ao eSocial estará sujeito a punições previstas na legislação. O desrespeito ao cronograma poderá prejudicar os trabalhadores, que terão dificuldade para receber benefícios sociais e trabalhistas, caso o empregador não preste as informações nas datas corretas.

Locais sem água terão reabastecimento normalizado até o final da madrugada

Administrado pela Receita Federal, o sistema elimina 15 informações periódicas que os empregadores eram obrigados a fornecer ao governo. Adotado para empregadores domésticos em 2015, o eSocial está sendo expandido gradualmente para todas as empresas e organizações até 2023.

A adesão das grandes empresas foi concluída em agosto do ano passado, quando as contribuições para a Previdência Social e o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço passaram a ser feitos pelo sistema. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estiagem afeta o desenvolvimento da soja e do arroz na Região Central

Próximo

Lojas de Santa Maria fazem promoções com desconto de até 70%

Economia